Entretenimento – Controlando Pensamentos - Parte 4

A Padronização do Pensamento Humano
Tv 16

A fusão das empresas de comunicação nas últimas décadas gerou uma pequena oligarquia dos conglomerados de mídia. A TV mostra o que seguimos, a música que ouvimos, os filmes que assistimos e lemos os jornais que são produzidos por cinco empresas. Os proprietários desses conglomerados têm laços estreitos com a elite do mundo e, em muitos aspectos, eles são a elite. Por possuir todos os canais de escoamento, tendo potencial para atingir as massas, esses conglomerados têm o poder de criar na mente das pessoas uma visão de mundo única e coesa, gerando uma padronização "do pensamento humano".

Mesmo os movimentos ou estilos que são considerados marginais são, na verdade, extensões do pensamento mainstream. Meios de comunicação de massa produzem seus próprios rebeldes que definitivamente olham para o lado, mas ainda são parte do estabelecimento e não pergunta nada. Artistas, criações e idéias que não cabem a maneira dominante de pensar são impiedosamente excluídos e esquecidos pelos conglomerados, o que torna praticamente desaparecido a partir da própria sociedade. No entanto, as idéias que são consideradas válidas e desejáveis para serem aceitos pela sociedade são habilmente comercializadas para as massas, a fim de torná-los tornar-se norma auto-evidente.

Em 1928, Edward Bernays já viu o potencial imenso de filmes para padronizar o pensamento:

    O cinema americano é a maior transportadora inconsciente de propaganda no mundo de hoje. É um grande distribuidor de idéias e opiniões. O filme pode padronizar as idéias e os hábitos de uma nação. Porque as imagens são feitas para atender às demandas do mercado, que refletem, enfatizam até exagerar as amplas tendências populares, ao invés de estimular novas idéias e opiniões. O filme aproveita apenas de idéias e fatos que estão em voga. Como o jornal pretende com a notícia, ele pretende com entretenimento.
    - Edward Bernays, Propaganda

Esses fatos foram classificados como perigos para a liberdade humana na década de 1930 pelos pensadores da escola de Frankfurt, como Theodor Adorno e Herbert Marcuse. Eles identificaram três principais problemas relacionados com a indústria cultural. A indústria pode:

 1. Reduzir os seres humanos ao estado de massa, impedindo o desenvolvimento dos indivíduos emancipados, que são capazes de tomar decisões racionais;

2. Substituir a unidade legítima para a autonomia e auto-conhecimento pela preguiça segura de conformismo e passividade.

3. Validar a idéia de que os homens realmente procuram fugir do mundo absurdo e cruel em que vivem por perder-se em um estado hipnótico de auto-satisfação.

A noção de escapismo é ainda mais relevante hoje, com o advento dos jogos de vídeo online, filmes 3D e home theaters. As massas, constantemente estão à procura de entretenimento, vai recorrer a produtos de alto orçamento que só podem ser produzidos pelas maiores corporações de mídia do mundo. Estes produtos contêm mensagens cuidadosamente calculadas e símbolos que não são nada mais e nada menos do que propaganda divertida. O público foi treinado para AMAR sua propaganda na medida em que ele gasta o seu dinheiro suado para ser exposto a ele. As propagandas (usada em políticas, culturais e comerciais) não é mais a forma de comunicação coerciva ou autoritária encontrada em ditadura, tornou-se sinônimo de diversão e prazer.

    No que diz respeito à propaganda, os defensores iniciais da alfabetização universal e a liberdade de imprensa prevista apenas duas possibilidades: a propaganda pode ser verdade, ou ele pode ser falsa. Eles não prevêem o que de fato aconteceu, sobretudo na nossa democracia ocidental capitalista, o desenvolvimento de uma vasta indústria de comunicação de massa, em causa a principal, nem com o verdadeiro nem falso, mas com o irreal, a mais ou menos totalmente irrelevante . Em uma palavra, eles não conseguiram levar em conta o homem do apetite com quase infinita distrações.
    - Aldous Huxley, prefácio de Um Admirável Mundo Novo

A única peça de mídia muitas vezes não tem um efeito duradouro sobre a psique humana. Os meios de comunicação social, no entanto, pela sua natureza onipresente, cria um ambiente de vida que evoluem em uma base diária. Ele define a norma e que exclui o indesejável. Da mesma forma que os cavalos usam antolhos de transporte para que eles só podem ver o que está bem na frente deles, as massas só podem ver para onde eles deveriam ir.

    É o surgimento da mídia de massa que possibilita o uso de técnicas de propaganda em escala social. A orquestração da imprensa, rádio e televisão para criar um processo contínuo, duradouro, torna o ambiente de total influência da propaganda praticamente despercebido, precisamente, porque cria um ambiente de constante. A mídia fornece a ligação essencial entre o indivíduo e as demandas da sociedade tecnológica.
    - Jacques Ellul

Uma das razões da mídia de massa estar em êxito nas influências da sociedade é devida à extensa pesquisa em ciências cognitivas e da natureza humana que tem sido aplicado a ele.

Técnicas de Manipulação
Tv 17

Publicidade é a tentativa deliberada de controlar a percepção do público de um assunto. Os temas de publicidade incluem pessoas (por exemplo, políticos e artistas), bens e serviços, organizações de todos os tipos, e obras de arte ou de entretenimento.

O esforço para vender produtos e idéias para as massas tem levado a uma quantidade sem precedentes de pesquisas sobre o comportamento humano e sobre a psique humana. Ciências cognitivas, psicologia, sociologia, semiótica, lingüística e outras áreas afins foram e ainda são amplamente pesquisadas através de estudos bem financiados.

   Nenhum grupo de sociólogos capazes nas equipes de anúncios recolhem e tratam de dados sociais exploráveis. As equipes de anúncios têm de gastar bilhões anualmente em pesquisa e testes de reações, e seus produtos são magníficas acumulações de materiais sobre a partilha de experiências e sentimentos de toda a comunidade.
    - Marshal McLuhan, as extensões do homem

Os resultados desses estudos são aplicados às propagandas, filmes, vídeos de música e outras mídias, a fim de torná-las tão influente quanto possível. A arte do marketing é muito calculada e científica, pois deve alcançar tanto o indivíduo quanto para a consciência coletiva. No orçamento de produtos “high-cultural”, um vídeo não é "apenas um vídeo", as imagens, símbolos e significados são estrategicamente colocados de forma para gerar o efeito desejado.

   É com o conhecimento do ser humano, suas tendências, seus desejos, suas necessidades, seus mecanismos psíquicos, seus automatismos, bem como conhecimentos de psicologia social e psicologia analítica, que aprimora suas técnicas de propaganda.
    - Propagandes, Jacques Ellul (tradução livre)

A propaganda de hoje quase nunca usa argumentos racionais ou lógicos. É diretamente colocado necessidades mais primordiais de um ser humano e os instintos, a fim de gerar uma resposta emocional e irracional. Se nós sempre pensamos racionalmente, nós provavelmente não iriamos comprar 50% do que nós próprios compramos. Bebês e crianças são constantemente encontrados em propagandas dirigidas às mulheres por uma razão específica: os estudos mostraram que as imagens das crianças desencadeam uma necessidade instintiva das mulheres para alimentar, cuidar e proteger, levando a um viés solidário com o anúncio.

O sexo é onipresente nos meios de comunicação de massa, como ele chama e mantém a atenção do espectador. Ele se conecta diretamente à nossa necessidade animal para produzir e reproduzir, e, quando acionado, este instinto pode imediatamente ofuscar qualquer outro pensamento racional em nosso cérebro.

E se as mensagens descritas acima foram capazes de atingir diretamente a mente dos telespectadores no subconsciente, sem sequer perceber, o que está acontecendo com eles? Esse é o objetivo da percepção subliminar. A frase de publicidade subliminar foi inventada em 1957 pelo pesquisador de mercado dos E.U., James Vicary, que disse que ele poderia obter dos espectadores para "beber Coca-Cola" e "coma pipoca", piscando as mensagens na tela por um tempo tão curto que os telespectadores não veriam.

   A percepção subliminar é um processo deliberado de comunicação criado por técnicos, por que você recebe e responde às informações e instruções, sem ser consciente das instruções.
    - Steve Jacobson, controle da mente nos Estados Unidos

Esta técnica é freqüentemente usada em marketing e todos nós sabemos que o sexo vende.

Percepção Subliminar
Tv 18

Embora algumas fontes afirmam que a publicidade subliminar é ineficaz ou até mesmo um mito urbano, o uso desta técnica documentada nos meios de comunicação mostra que os criadores acreditam em seus poderes. Recentes estudos também têm demonstrado a sua eficácia, especialmente quando a mensagem é negativa.

    A equipe da University College London, financiada pela Wellcome Trust, descobriu que ele (o subliminar), de percepção foi particularmente bom em instilar pensamentos negativos. Tem havido muita especulação sobre se as pessoas podem processam as informações emocionais, inconscientemente, por exemplo, fotos, rostos e as palavras, disse o professor Nilli Lavie, que liderou a pesquisa. Temos mostrado que as pessoas possam perceber o valor emocional de mensagens subliminares e demonstraram conclusivamente que as pessoas estão muito mais sintonizados com as palavras negativas. - Wellcome.ac.uk

Um exemplo famoso de mensagens subliminares em comunicação política está na propaganda de George W. Bush contra Al Gore em 2000.  Logo após o nome de Gore é mencionado, a terminação da palavra "burocratas" - "ratos" - pisca na tela por uma fração de segundo.
Tv 19

A descoberta deste artifício causou muita celeuma e, mesmo se não há leis contra mensagens subliminares em os E.U., o anúncio foi tirado do ar. Como visto em muitos artigos aqui, mensagens subliminares e semi-subliminares são frequentemente utilizadas em filmes e vídeos de música para transmitir mensagens e idéias para os telespectadores.
Tv 20 Tv 21 Tv 22

Dessensibilização
Tv 23

No passado, quando as mudanças eram impostas à população, eles tomariam as ruas, protestariam e haveria até revolta. O principal motivo para este choque se deveu ao fato de que a mudança foi claramente anunciada pelos governantes e compreendido pela população. Foi súbito e seus efeitos podem ser claramente analisados e avaliados. Hoje, quando a elite precisa que uma parte de sua agenda seja aceita pelo público, é feito através de dessensibilização. A agenda, que pode ir contra os melhores interesses públicos, é lento, gradual e repetidamente apresentado ao mundo através de filmes (envolvendo-lo dentro do lote), vídeos de música (que torná-lo legal e sexy), ou a notícia (que apresentá-lo como uma solução para os problemas de hoje). Após vários anos de exposição às massas, uma agenda particular, a elite abertamente apresenta o conceito do mundo e, devido à programação mental, é recebida com indiferença geral e é aceita passivamente. Esta técnica origina da psicoterapia.

    As técnicas de psicoterapia, amplamente praticadas e aceitas como um meio de curar distúrbios psicológicos, são também métodos de controlar as pessoas. Eles podem ser usadas sistematicamente para influenciar atitudes e comportamentos. Dessensibilização sistemática é um método utilizado para dissolver a ansiedade do paciente para que o público não seja mais perturbado por um medo específico, o medo da violência, por exemplo. As pessoas se adaptam a situações assustadoras se forem expostas a eles o suficiente.
    - Steven Jacobson, controle da mente nos Estados Unidos

A programação preditiva é freqüentemente encontrada no gênero ficção científica. Apresenta uma imagem específica do futuro (o que é desejado pela elite) e, finalmente, torna-se na mente dos homens uma inevitabilidade. Uma década atrás, o público estava sendo insensível à guerra contra o mundo árabe. Hoje, a população está sendo gradualmente exposta a existência de controle da mente, do transhumanismo e de uma elite Illuminati. Emergindo das sombras, esses conceitos estão hoje em toda a cultura popular. Isto é o que Alice Bailey descreve como a externalização "da hierarquia": os governantes ocultos lentamente revelando-se.

Simbolismo Oculto na Cultura Pop
Tv 24 Metropolis - um filme da elite, para a elite?

Contrariamente às informações apresentadas acima, a documentação sobre o simbolismo oculto é bastante difícil de encontrar. Isto não deve vir como uma surpresa, como o termo "ocultismo", significa literalmente "escondida". Significa, também, "reservado para aqueles que a conhecem", como é apenas comunicado aos que forem julgados dignos do conhecimento. Ela não é ensinada nas escolas nem é discutido na mídia. Assim, é considerado marginal ou até mesmo ridículo pela população em geral.

O conhecimento oculto não é, contudo, considerado ridículo nos círculos ocultistas. Considera-se intemporal e sagrado. Existe uma longa tradição de conhecimento hermética e oculta a ser ensinada através de sociedades secretas provenientes de antigos egípcios, para místicos do Oriente, a Ordem dos Templários, a Maçonaria moderna. Mesmo se a natureza e a profundidade desse conhecimento foi provavelmente modificada e alterada ao longo dos séculos, as escolas mistério mantinham as suas principais características, que são altamente simbólicas, ritualísticas e metafísicas. Essas características, que foram uma parte intrincada de antigas civilizações, têm sido totalmente evacuadas da sociedade moderna a ser substituída pelo materialismo pragmático. Por esta razão, reside uma importante lacuna de entendimento entre a pessoa pragmática média e a criação ritualística.

    Se essa doutrina interior sempre for oculta às massas, para que um simples código tenha sido planejada, não é muito provável que os expoentes de cada aspecto da civilização moderna (filosóficos, éticos, religiosos e científicos) sejam ignorantes da verdade do significado das teorias e princípio, então, em que suas crenças seriam fundadas? Faça artes ou ciências, a raça herdou de nações mais escondidas debaixo de suas justas exteriores, um mistério tão grande que só o intelecto mais iluminado pode apreender o seu alcance? Essa é sem dúvida o caso.
    - P. Hall Manly, Ensinamentos Secretos de Todas as Idades

O código "mais simples" previsto para as massas costumava ser religiões organizadas. Ela agora está se tornando o Templo da mídia de massa e que prega diariamente o materialismo extremo, vácuos espirituais e uma existência egoísta, individualista. Este é exatamente o oposto dos atributos necessários para se tornar uma pessoa verdadeiramente livre, como ensinado por todas as grandes escolas filosóficas do pensamento. É uma população emburrecida mais fácil de enganar e manipular?

    Esses escravos cegos dizem que eles são “livres” e “altamente qualificados”, mesmo que eles marchem atrás de sinais que faria qualquer camponês medieval correr gritando longe deles em terror pânico. Os símbolos que o homem moderno abraça com a confiança ingênua de uma criança seria o equivalente a leitura de cartazes. Desta forma, a sua morte e escravidão, para a compreensão do camponês tradicional da antiguidade. - Guerra - Michael A. Hoffman II, sociedades secretas e psicológica
Mídia Illuminati

1 comentários:

Adson Lins Santos disse...

Muito bem! Parabéns pela iniciativa de ser mais um que luta a favor da Verdade que Liberta! Que lhe sugerir que visite a ajude a divulgar o meu blog: Mapeamento Espiritual! O Senhor te abençoe! Abraço! Paz!

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Walgreens Printable Coupons